Korean Beauty : Ritual de beleza


Desmaquilhante e óleo de limpeza
Começa-se por limpar o rosto removendo todas as impurezas, desde a maquilhagem à sujidade e gordura da pele.

Limpeza à base de água
A limpeza do rosto é um dos gestos mais importantes para uma pele saudável. Assim, as coreanas dividem-no em dois passos. Depois da primeira investida, há que ter a certeza de que a pele está perfeitamente limpa e remover os resíduos do óleo de limpeza e as restantes impurezas com um produto de limpeza à base de água.

Exfoliação
Para que os passos seguintes deem efetivamente resultados, esta terceira parte é essencial. A exfoliação ajuda a abrir os poros, removendo as células mortas, preparando assim a pele para os restantes cuidados de rosto. Só é necessário passar por este passo duas vezes por semana.

Tónico
O tónico ajuda a regular os níveis de pH da pele do rosto e pode ser aplicado com um disco de algodão ou diretamente com as mãos. A dica Soko Glam é: “pense na sua pele como uma esponja – é mais difícil hidratá-la quando está seca e endurecida do que quando está um pouco húmida”.

Essência
Este passo é considerado o mais importante do ritual de beleza coreana ou o seu “coração”, como explica o site criado por Charlotte Cho. A essência tem dois objetivos: é um género de tónico e um sérum híbrido que dá hidratação e ajuda na renovação celular natural da pele. Depois de aplicada, com as mãos ou em spray, dê umas palmadas suaves.

Sérum
Chegadas ao passo 6, as coreanas iniciam a fase do tratamento da pele. Séruns, intensificadores, ampolas, ou seja, produtos mais concentrados com objetivos muito específicos: dar luminosidade à pele, anti-rugas, anti-manchas...

Máscara
Se a essência é o coração da rotina K-beauty, as máscaras são a sua alma. E não é só pelos benefícios que estes produtos aportam à pele do rosto - nutrição – mas também pelo lado contemplativo. Afinal, estes 15-20 minutos em que deixamos a máscara atuar, duas vezes por semana, são ideais para uma pequena meditação, dizem as coreanas.

Creme de olhos
É a zona da pele do rosto mais sensível e, como tal, precisa de um tratamento especial e de um passo só para ela. O segredo está na aplicação, que deve ser feita com suaves toques de um só dedo ao longo do osso da órbita.

Hidratante
Este é o passo derradeiro para uma pele luminosa e com aspeto saudável. É crucial encontrar o hidratante que mais de adequa ao seu tipo de rosto, na textura certa, seja em gel, emulsão, loção ou creme. Este é um passo para repetir de manhã e à noite, religiosamente, selando os produtos que se aplicam até aqui.

Protetor solar
Por último, o protetor. Não é preciso passar o dia todo no exterior para a pele se ressentir dos efeitos do sol, como o envelhecimento prematuro, por exemplo. As coreanas não descuram este cuidado, que deve constar do ritual diário matinal.

Comentários

  1. Não conhecia a essência. Vou ler mais sobre o assunto!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário minha querida. Espero mesmo que isso transpareça para fora porque é o que realmente queria. Eu sou uma descuidada com o rosto, e é cada vez mais importante mantermos está rotina... mas as vezes dá preguiça!

    ResponderEliminar
  3. Fascinam-me as rotinas asiáticas de beleza... eu lentamente, vou-me aproximando :)

    (Estou encantada com o teu blog... como é que eu não o conhecia???)

    Beijinho grande,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares