quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vale a pena pensar nisto...

Liberdade e Democracia
Se eu gosto de poder votar? Gosto muito!
Se eu gosto de poder escolher a minha profissão? Gosto muito!
Se eu gosto de poder sair do país sem ter de pedir consentimento ao marido? Gosto muito!
Se eu gosto de andar na rua sozinha seja a que horas for? Gosto muito!
O que eu não gosto é das pessoas hoje em dia virem apregoar a liberdade de expressão e a democracia e depois não suportarem uma opinião diferente e virem com insultos e indignações. Porque afinal a liberdade é de todos e a minha acaba onde começa a vossa. Da mesma forma que a vossa acaba onde começa a minha!
E critiquem-me por defender Salazar! Critiquem à vontade! Mas antes, façam-me um favor e vão ler um bocadinho sobre ele e não se baseiem apenas naquilo que ouvem. Por acaso sabiam que foi por causa do Salazar que o nosso país não se esmerdou na 2ª Grande Guerra? Por acaso sabiam que foi o Salazar que nos tirou da crise depois do estado em que os Republicanos deixaram o nosso país com a queda da Monarquia? Sabem porque é que o Salazar fechou as nossas fronteiras? Para dar oportunidade aos nossos agricultores, aos nossos pescadores, aos nossos industriais de terem trabalho e de venderem! Não é como agora que se compra tudo fora! Até as amêndoas do Algarve! Se ele exagerou? Claro que sim! Deveria ter parado numa determinada altura e fez mal em não o fazer. Se exagerou em algumas leis que publicou? Claro que sim! Há muita coisa que ele podia ter mudado logo na altura! Mas sabem que é que construiu as escolas todas e os hospitais deste país para que os iletrados todos pudessem ir à escola e para que as pessoas tivessem acesso à saúde? Pois é... Foi o ditador nazi e assassino.... Esse mesmo!
E há outra coisa que muita gente também não sabe ou não se lembra... O Salazar já nem sequer era vivo em 1974... Só um detalhe!
Se eu sou contra o 25 de Abril? Sou contra a forma como foi feito! Acham mesmo que a revolução foi pacífica? Acham mesmo que se tratou de uns militares a cantarolar pelas ruas com cravos espetados nas espingardas? Pois... Ninguém se lembra dos comunas que entraram pelas casas das pessoas dentro! Porque para os comunas, ter-se dinheiro era ser-se fascista, nazi e corrupto! As pessoas com dinheiro não podiam ser honestas e trabalhadoras... Ninguém se lembra das famílias inteiras que foram explusas das suas próprias casas e obrigadas a sair do país com uma mão à frente e outra atrás... Que ficaram sem as casas, sem as propriedades, sem os recheios, sem nada! Porque o comuna achava que quem tinha a mais tinha de dividir pelo povo! Sim! É uma bela forma de pensar... Os comunas de hoje em dia que se ponham a dividir o que têm pelo povo! Aposto que há por aí muita bibenda e muito mercedes nas mãos de comunas prontos para dividir com os camaradas... E metade dos comunas soubessem que o comunismo é ateu, deixavam de ser comunistas em três tempos!
Da mesma forma que eu respeito quem está a festejar o dia de hoje com cravos na lapela, têm de me respeitar a mim e a toda a gente seja qual for a opinião!
Porque não temos todos a mesma religião, nem cor política! Porque não gostamos todos de amarelo, nem de favas, nem de praia! E se tanto gostam da liberdade em todas as suas formas, não elevem as coisas à anarquia! Respeitem a diferença, da mesma forma que ela vos respeita a vocês!
                                        BOM FERIADO !!!

9 comentários:

  1. Concordo plenamente, adorei o post :) Um bom resto de feriado :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Que bom querida :)
    Continuação de um bom feriado *

    ResponderEliminar
  3. Que pena a Pide já não existir para acabar com este blog!

    ResponderEliminar
  4. Que post horrível. Lamento.

    ResponderEliminar
  5. Opiniões são opiniões... e, claro, tens direito à tua opinião. Mas acho que fazes uma análise muito simplista do que foi a ditadura sob Salazar.... Viva o 25 de Abril!!

    ResponderEliminar
  6. Visao simplista ? nao acho ! o post escrito pela autora do blog familia de 3 e 1/2 esta muitissimo bem escrito por isso e que o coloquei aqui no blog. acho que levanta questoes muito interessantes!!! A questao e que fomos criados a pensar que o salazar era o diabo e o 25 de abril o ceu mas tal como na vida nao e tudo preto e branco ha muitos tons de cinzento pelo meio. embora nao concorde com a tua opinia respeitoa muito. obrigada por teres partilhado e para isso mesmo que existe os comentarios no blog para que possa haver uma troca de ideias e ainda bem que nem todos partilhmos das mesmas ideias pois se assim fosse isto era termendamente aborrecido ;D

    ResponderEliminar
  7. Então Marta, afinal não aceita bem a opinião dos outros... não publicou o meu comentário... que pena :(

    ResponderEliminar
  8. Eu publico opinioes contrarias,o que nao publico sao ataques pessoais sem fundamento. pode dar a sua opiniao que eu publico. agora fazer ataques pessoais isso e que nao!

    ResponderEliminar
  9. acabas de fazer ataques pessoas a milhoes de portugueses que viveram em miseria mais de 40 anos

    ResponderEliminar